Santinhos lendo

domingo, 28 de setembro de 2008

Em direção à Câmara!

(clique na imagem caso queira vê-la em melhor resolução)


Por Luiz Henrique


Motorista há 23 anos. De ônibus urbanos, há nove. Atualmente é motorista de transporte alternativo. Tamanha ligação a essa profissão repercutiu em seu nome como candidato: Motorista Irmão Reni (Barriga). Analisando seu nome nas urnas, notamos a referência a sua profissão e ao seu segundo nome (Reni). Ato falho: não conversamos sobre o porquê dos termos irmão e barriga.

Adão Reni Soares conversou comigo durante 15 minutos na quarta-feira passada. Ele é candidato pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e faz parte da Coligação Frente Popular Trabalhista, cujo candidato à prefeitura é Paulo Pimenta. Marcamos a conversa em horário de almoço, na prória sede da coligação no centro da cidade.

Desde o princípio, senti a receptividade do seu Adão para que pudessemos conversar. A sede estava movimentada, barulhenta, mas conseguimos realizar a primeira parte da entrevista (as dez perguntas standart) tranqüilamente, num balcão ali mesmo na ante-sala da entrada do prédio. Com o passar da conversa, percebi duas características importantes no candidato: a afinidade que tem com a comunidade na qual reside (São José, zona leste de cidade) e o valor que dá a todos os espaços de campanha e diálogo que lhe fossem oportunizados. Essa segunda constatação é marca da maioria dos candidatos com os quais a equipe deste blog tem conversado. Por não terem declarado arrecadação nem gastos com campanha, os valores que investem na produção de materiais e veiculação das propostas da campanha são sempre muito pequenos e, geralmente, fruto de labores próprios.

Fomos ao vídeo. Pedi um lugar mais silencioso, então fomos para o subsolo da edificação, numa sala de tamanho médio, cercada por divisórias de madeira, e com algumas cadeiras dentro. Junto com seu Adão estava seu amigo e colaborador, Jorge. Expliquei-lhes a dinâmica do vídeo e informei que caso o candidato não quisesse, o material não iria ao ar. Começamos a gravar e foi tudo bastante rápido e tranqüilo.

Encerramos a conversa e seu Adão fez um pedido: para que eu colaborasse divulgando suas propostas, e o indicando como candidato. Através do blog, apenas relato nossa conversa de forma bem simples, ainda que alguns adjetivos se façam presentes. Faço também a divulgação dos dados obtidos a partir de nossa entrevista. Já fora deste espaço, atuam a consciência e as vontades de cada cidadão-eleitor.

Motorista Irmão Reni (Barriga) concorre a vereador com o número 14650. É sua terceira candidatura ao cargo de vereador, tendo sido as duas primeiras em 2000 e 2004.


Perguntas standart (dez):

1. Qual sua profissão?
Motorista de transporte alternativo há dois anos. De ônibus urbanos, foi motorista durante nove anos.

2. Já foi candidato?
Já, duas vezes. Na primeira, em 2000, recebeu 737 votos. Na segunda, em 2004, recebeu 782 votos.

3. Está respondendo algum processo judiciário?
Não.

4. Já mudou de partido?
Não, sempre foi do PTB (nas palavras do candidato: "eu tenho a minha ideologia")

5. Já ocupou algum cargo público?
Não.

6. Há quanto tempo está filiado ao partido?
Está filiado há 14 ou 15 anos ao PTB.

7. É de Santa Maria? Caso não seja, há quanto tempo reside na cidade?
Não. É natural de Agudo (RS), mas mora em Santa Maria há mais de 42 anos.

8. Qual sua expectativa de votos?
Grande expectativa em sua comunidade, bairro São José. Pretende 1.800 votos.

9. Está lendo algum livro?
Não.

10. Se eleito, você pretende dedicar-se exclusivamente ao cargo de vereador?
A intenção é conciliar as duas atividades. Mas pretende preparar outro motorista (já que atua em tranposrte alternativo bastante específico) para ocupar sua função, e então dedicar-se exclusivamente à Câmara de Vereadores.


Santa Maria em números.
Os candidatos foram questionados sobre cinco aspectos de Santa Maria e o Legislativo Municipal. As perguntas eram sobre a população, os vereadores, o mito de origem da cidade e a economia. Veja as respostas do Motorista Irmão Reni (Barriga) abaixo:




• Respostas •
Resposta um: aproximadamente 263 mil
Resposta dois: R$ 5.782, 38
Resposta três: duas plenárias
Resposta quatro: o bandeirante Morotin e a índia Imembuy
Resposta cinco: setor Terciário (serviços)

Nenhum comentário:

Folha Online - Brasil - Principal