Santinhos lendo

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Política por vocação e não por profissão

Por: Luciana Rosa.


Alda Olivier – PSTU 16000

“A minha família sempre foi de esquerda, nós sempre votamos em candidatos de esquerda.”


O contato, o ato que faz duas pessoas passarem de completas desconhecidas a indivíduos que se cumprimentam na rua. O meu contato com Alda Olivier foi feito através de uma dezena de ligações. Ora ela não podia definir um dia para nossa entrevista, ora não via a minha ligação, ora outra pessoa atendida ao celular. Até que num domingo à tardinha, consegui! Marcamos para segunda pela manhã.


Ao brilhar o primeiro raio de sol de segunda-feira, estava eu no aconchegante apartamento de Alda. Apesar dos 30 minutos de adiantamento ao horário que combinamos, fui muito bem recebida pela candidata.
Alda é mãe zelosa de uma criança portadora de necessidades especiais. Os cuidados com o filho tomam boa parte do tempo que a candidata tem, entretanto, não a fazem desistir da jornada tripla de mãe, advogada e política. Vejamos, então, como foi meu diálogo com Alda.



Profissão?
Professora de História aposentada do Estado. Em seu histórico constam, também, o cago de professora do curso de pedagogia da Unijuí, durante o período em que fez curso de especialização em curriculum pela Universidade Federal de Santa Maria, nesta mesma área. Após lecionar história por vários anos, em 1995 aposentou-se e iniciou o curso superior de direito na Unicruz. Atualmente, então, trabalha com direito previdenciário, defendendo idosos em idade de aposentar-se mas que, por algum motivo burocráticos, não conseguiram.

Já foi candidato alguma vez?
Apesar de ter sido filiada durante muito tempo ao Partido dos Trabalhadores, acabou apenas se candidatando quando expulsa deste partido em função de conflito de idéias. Então no PSTU, candidatou-se ao cargo de vice-prefeita de Santa Maria juntamente com o candidato a prefeito Paulo Veler, ambos do PSTU. Foi candidata a prefeita por duas vezes seguidas, e entre essas duas candidaturas, concorreu ao cargo de deputada estadual, também pelo PSTU. “Pelo PT eu nunca fui candidata a nada, somente ajudei a construir.”

Está respondendo, ou já respondeu, a algum processo judiciário?
Não.

Já mudou de partido?
Alda demonstra muita decepção com relação ao partido que ajudou a construir, o Partido dos Trabalhadores. Ela conta que no começo da década de 1980, militava para agregar filiados a este partido para que o mesmo pudesse existir. Entretanto, quando seu partido virou situação, em função da eleição de Lula para presidente, muitos oportunistas quiseram se aproveitar da ascensão do partido. Decepcionada com esta situação, Alda resolve deixar o PT, seguindo o exemplo de Heloísa Helena e Luciana Genro, entretanto, ao invés de ir para o PSOL acabou por filiar-se ao PSTU.

Já ocupou cargos públicos?

“Fui professora estadual por 25 anos, de história.”

Há quanto tempo está filiada ao partido?
“Sou filiada ao PSTU desde que ele existe em Santa Maria, desde 1994.”

É de Santa Maria, se não, há quanto tempo reside na cidade?
Veio transferida, no cargo de professora estadual, de Santo Ângelo para Santa Maria em 1980.

Qual sua expectativa de votos?
“Olha expectativa de votos, eu não sei assim. Pois a nossa campanha tem sido muito tranqüila, o PSTU não vê as eleições como um fim, nós não acreditamos que os problemas sociais serão resolvidos através de um parlamento.”

Que livro está lendo?
(...) Guillermo Arraiga. “Ele é mexicano, até porque eu acho que lá no México ele vive bastante essa questão política que também foi muito efervescente nos últimos anos.”

Se eleito, pretende dedicar-se exclusivamente ao cargo de vereador?
Alda, se eleita, pretende dividir-se entre a defesa dos direitos dos idosos pela obtenção de sua aposentadoria e os afazeres de vereadora.



Testando o Candidato
Um candidato a Vereador deve saber questões básicas sobre a cidade. Será que ele sabe?






• Respostas •

Resposta um: aproximadamente 263 mil
Resposta dois: R$ 5.782, 38Resposta três: duas plenárias
Resposta quatro: o bandeirante Morotin e a índia Imembuy

Resposta cinco: setor Terciário (serviços)

Nenhum comentário:

Folha Online - Brasil - Principal