Santinhos lendo

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O Gonzaguinha da Política Santamariense


Por Gabrielli Dala Vechia



Luiz Gonzaga Trindade

Partido: Partido Progressista (PP)

11611



Não é fácil ligar para um candidato e despejar toda a proposta do blog em um só fôlego. Luiz pareceu desconfiado, reticente enquanto eu desfiava minha longa apresentação decorada. Não dizia nem que sim, nem que não. De vez em quando eu me obrigava a falar um né? para testar se ele ainda estava na linha.

Afinal, foi melhor do que eu planejava. Poderia ser naquela mesma tarde. Chegou na sede da coligação como combinado e me despachou tão logo lhe dei a mão. Tinha coisas urgentes a fazer, se pudéssemos remarcar etc e tal. Quando achei que o dia estava perdido, ele sugeriu que fizéssemos mais tarde, apenas. Ótimo.


Fui embora e retornei. O pessoal da sede já estava meu amigo, contando-me as peripécias (quantas!) da campanha. O relógio já tinha completado meia volta e nada. Pronto, ia esperar cinco minutos, se ele não aparecesse, azar (o meu).


Não se passou muito tempo e ele apareceu, escoltado pela filha, estudante de Publicidade e Propaganda.


Luiz Gonzaga Trindade tem história na política. Metade da nossa conversa ficou para a descrição de datas e cargas que ocupou nestes quase trinta anos de filiação partidária. Um emaranhado complexo de siglas e funções, mas que permaneciam frescos em sua memória.


A luta pela educação, resquício do magistério, continua sendo a flâmula de Luiz, apesar de ter amadurecido à medida que os cabelos brancos apareciam e evoluído a cada livro aberto.



1. Profissão: Bacharel em Direito, trabalha em um escritório de advocacia (prestará a segunda etapa da prova da OAB neste mês)

2.Já foi candidato? Sim. Esta é a sétima vez que concorre ao cargo de vereador.


3. Está respondendo algum processo judiciário? Não

4. Já mudou de partido? Não, é filiado dos partidos que deram origem ao atual Partido Progressista (PP) - PDS, PPR, PPB - desde 1980.

5.Já ocupou cargo público? Sim. Foi supervisor educacional municipal de 1982 a 1988; foi Diretor Administrativo da Câmara dos Vereadores de Santa Maria em 1989; de 1989 assumia a Câmara periodicamente como vereador suplente; neste mesmo período foi assessor do Gabinete do Prefeito Municipal e, também periodicamente, Chefe de Gabinete; entre 1992 e 1996 foi assessor da Secretaria Municipal de Transportes; em 1996 elegeu-se vereador por Santa Maria; de 2000 a 2002 foi assessor parlamentar do Deputado Farret e em 2005 foi Sub-prefeito do distrito santamariense Arroio do Só. Ufa!

6. Há quanto tempo está filiado ao partido? Há vinte e oito anos.

7. É de Santa Maria? Se não, há quanto tempo reside na cidade? Natural de Santa Maria, viveu na cidade toda sua vida.

8. Qual sua expectativa de votos? De 2.200 a 2.700 votos.


9. Qual seu livro de cabeceira? Constituição Federal

10. Se eleito, você pretende dedicar-se exclusivamente ao cargo de vereador? Não, pretende continuar trabalhando no escritório de advocacia e aproveitar para fazer especialização em Direito, curso no qual se formou no ano passado.




Santa Maria em números.


Os candidatos foram questionados sobre cinco aspectos de Santa Maria e o Legislativo Municipal. As perguntas eram sobre a população, os vereadores, o mito de origem da cidade e a economia. Veja as respostas de Luiz Gonzaga Trindade

Resposta um: aproximadamente 263 mil
Resposta dois: R$ 5.782, 38
Resposta três: duas plenárias
Resposta quatro: o bandeirante Morotin e a índia Imembuy
Resposta cinco: setor Terciário (serviços)

Nenhum comentário:

Folha Online - Brasil - Principal