Santinhos lendo

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Um legislativo forte é a garantia de um executivo forte


Por Luciana Rosa

Na semana em que se comemorava o dia mundial dos diretos da criança e do adolescente, o programa de rádio “Na Boca do Monte”, produzido pelos alunos do 4º semestre de jornalismo da UFSM, ou seja, nós, recebia para entrevista a ex-presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente: Maria de Lourdes Castro.

Neste mesmo dia, marcamos nossa conversa para “os santinhos”. Coincidentemente a ordem dos temas de entrevista que a candidata nos concedeu essa tarde foi a mesma de sua trajetória profissional: primeiro a presidente da Conselho Municipal da Infância, depois a vereadora eleita.

Maria de Lourdes, além de mulher elegante e muito bem articulada, é uma pessoa muito simpática, nossa conversa foi direta e agradável, talvez por ter uma trajetória pequena na política, Maria de Lourdes ainda não desenvolveu alguns vícios da “profissão”, como o de falar muito mas dizer pouco, se é que vocês me entendem.

Maria de Lourdes investiu pesado em sua campanha, ela me contou que chegou a vender um dos carros para financiar a divulgação de sua candidatura*. Perguntei a ela se não houve um temor deste investimento ser em vão, e ela prontamente me respondeu que tinha segurança quanto a sua eleição. Emendando a questão do dinheiro e, obviamente, do retorno do capital investido em campanha, perguntei-lhe se este montante poderia vir a ser compensado através de uma possível votação pelo aumento dos salários dos vereadores. Maria de Lourdes foi enfática ao dizer que seria contraria a uma votação pela elevação do valor recebido atualmente pelos vereadores.
“Aumento do salário do vereador? Contra!Porque nós temos um imenso número de pessoas que ganham um salário mínimo, menos até.E acho que o salário de vereador ta bom, não tem que aumentar mais, é até uma falta de respeito com o povo aumentar o salário de vereador. Eu disse até uma vez, eu sou meio polêmica.Acho que um vereador até poderia receber a metade do que ganha, porque ele faz tão pouco. Então vamos ser justos com as pessoas.E assumir dessa forma, já pensando num aumento de salário, eu vou me retirar, alias, não vou me retirar porque ai eu vou perder o meu lugar, mas eu vou dizer : Não, e não!!”

Maria de Lourdes Castro é fonoaudióloga, e pretende continuar atendendo seus pacientes normalmente, juntamente com o comparecimento as sessões plenárias da câmara. Entretanto esclareceu que pretende deixar vinte horas semanais livres para sua atuação como vereadora.
“Eu quero trabalhar efetivamente como vereadora, eu pretendo estar estudando, participando muito efetivamente muito perto da vida das pessoas. Por que se eu quero fiscalizar alguma coisa, se eu quero ser representante do povo, eu tenho que saber como o povo está. Eu tenho que estar lá na vila, vendo como está num dia de chuva, num calorão, como está o posto de saúde, como está a escola. Para eu poder chegar até o prefeito e dizer: Olha tal região, não ta legal.”

Maria de Lourdes está muito feliz com a nova configuração da câmara, pois sua coligação tem maioria na bancada. E ela tem certeza de que mesmo a oposição não fará oposição sem embasamento. Acredita que a reconfiguração que a câmara sofreu é um sinal de que o povo está se apropriando mais do que acontece no poder em Santa Maria.
“Eu tenho certeza de que não foi á toa que houve essa renovação, ela é resultado de um mandato.”

*Segundo as duas primeiras prestações de conta da campanha de Maria de Lourdes, a candidata teve mais gastos do que arrecadação com a campanha. Veja a prestação de contas completa no site do TRE.

Nenhum comentário:

Folha Online - Brasil - Principal