Santinhos lendo

sábado, 4 de outubro de 2008

Eleições de motocicleta



Por Gabrielli Dala Vechia

Kleber Colvero

Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB

45555


Por uma questão de hierarquia de nomes na folha amassada que continha o contato dos candidatos, Kleber foi o derradeiro, e por uma questão de má sorte, todas minhas chamadas foram enviadas para a caixa de mensagem.
Beirando a desistência, qual não é minha surpresa quando no comício do candidatos da Frente Juntos por uma Santa Maria Melhor as bandeiras se acalmaram e pude ver o baixinho de camisa pólo amarela que atendia pelo nome de Kleber Colvero.
Marcamos para o dia seguinte na sua sede de campanha, local de trabalho há dez anos: seu ponto de moto-táxi.
O candidato além de me explicar suas lutas, pelo trabalhador informal e contra o cartél do transporte coletivo municipal, foi paciente ao me descrever as minúcias da política partidária. Muito diferente da representação que eu tinha de um militar reformado.
Nota-se que suas lutas não são vãs. Contou-me uma série de acontecimentos que envolvem a questão do trabalhador informal: você sabia que o estátua-viva do Calçadão foi preso por atrapalhar o trânsito de pessoas e está proibido de colocar seus pés dourados lá?E que os morte-lenta têm horário pra fechar?E que os catadores do lixão da Caturrita foram tirados de lá "a pau" (sic)?Pois bem, eu não sabia.
Mas, o kleber sabe. E é por estas e por outras que ele resolveu usar da experiência de três campanhas como braço direito de Jorge Pozzobom e do apoio de figuras proeminentes do seu partido, como a governadora Yeda, que lhe patrocionou 25 mil santinhos, para galgar um acento na câmara pelos próximos quatro anos.
1. Profissão? Sargento do exército reformado e empresário do ramo de moto-táxi.
2. Já foi candidato? Não.
3. Está respondendo algum processo judiciário? Não.
4. Já mudou de partido? Não.
5. Já ocupou cargo público?
6. Há quanto tempo está filiado ao partido? Dois anos.
7. É de Santa Maria? Se não, há quanto tempo reside na cidade? Sim, natural de Santa Maria.
8. Qual sua expectativa de votos? Aproximadamente 2.000
9. Qual seu livro de cabeceira? Livro dos Espíritos, de Alan Kardec.
10. Se eleito, você pretende dedicar-se exclusivamente ao cargo de vereador? Não, pretende conciliar a vereança com sua empresa.
Santa Maria pelos candidatos
Os candidatos foram questionados sobre cinco aspectos de Santa Maria e o Legislativo Municipal. As perguntas eram sobre a população, os vereadores, o mito de origem da cidade e a economia. Veja as respostas de Kleber Colvero:
Resposta um: aproximadamente 263 mil
Resposta dois: R$ 5.782, 38
Resposta três: duas plenárias
Resposta quatro: o bandeirante Morotin e a índia Imembuy
Resposta cinco: setor Terciário (serviços)

Nenhum comentário:

Folha Online - Brasil - Principal