Santinhos lendo

domingo, 5 de outubro de 2008

Quando palavras valem mais que imagens


Por Murilo Matias


Nome: Hilda Vargas Pranke

Partido: Partido Popular Socialista

Número: 23300




Conversa fácil e agradável, posições firmes, olho no olho. A quase uma hora de espera na frente do prédio da ‘Professora Hilda’, em um dia modorrento, chuvoso, úmido como só a cidade de Santa Maria consegue, valeu o esforço.
Subi os degraus do prédio - com aspecto de antigo, o prédio de “sacadas verdes” como Hilda se referiu - conversando com seu marido, presidente do PPS de Santa Maria, professor de história e também bastante articulado. Um “marxista” em suas palavras.

Nossa conversa ultrapassou meia hora. Fiz perguntas que saíram do script previamente concebido por entender que tinha uma boa fonte em minha companhia. Hilda se diz apaixonada por política, “Sou uma pessoa política, me criei fazendo política com meus pais e gostando, isso é uma paixão que eu tenho”.

A única chateação do encontro foi o vídeo. Hilda não quis usar seu óculos, pois ele era “muito feio”. Sem óculos confundiu-se em duas respostas e mostrou uma contrariedade simpática (se é que isso é possível) com a gravação, destacando seu “Não Gostei” em repetidas ocasiões. Expliquei-lhe da proposta do vídeo e embora não a tenha convencido, pouco importava. A receptividade e a conversa deixaram a agradável sensação de quando as palavras valem mais que mil imagens.


1. Profissão: Aposentou-se em 2002. Foi professora da rede municipal por 26 anos.


2.Já foi candidato? 1 ª vez que concorre à Câmara de Vereadores de Santa Maria


3. Está respondendo algum processo judiciário? Não


4. Já mudou de partido? Foi filiada ao PT na década de 90 é prima de 1 grau de olívio dutra “priminha mesmo, minha mãe e a dele são irmãs”. Perguntada da razão que a levou deixar o PT e ingressar no PPS, alegou a afinidade com seu companheiro, presidente regional do Partido “Eu acho q o casal tem que comungar dos mesmos ideais, apesar q o PT e o PPS são parecidos, são partidos de esquerda neh¿”, talvez pergunte querendo ela própria se convencer disso. “Nós trabalhamos juntos, na política de hoje temos q produzir idéias, fatos que façam bem a toda sociedade, a sociedade precisa ouvir e participar das questões sociais”



5.Já ocupou cargo público? Trabalhou na secretaria de educação de Santa Maria como CC – Cargo de Confiança - por oito meses na primeira gestão Valdeci de Oliveira, quando já estava no PPS, que à época era coligado com o PT – partido de Valdeci.
Sua saída se deveu ao seu partido (PPS) ter retirado o apoio ao PT em meio à administração Valdeci “Nás CC´s teríamos por ética e direito deixar o cargo”. Além disso, Hilda trabalhava na parte de acervo de livros, o que, devido à poeira, aumentava seu problema de bronquite. Portanto juntando os problemas de saúde e os partidários a única solução foi deixar a secretaria.


6. Há quanto tempo está filiado ao partido? Desde 2000


7. É de Santa Maria? Se não, há quanto tempo reside na cidade? Natural de Jaguari. Vive em Santa Maria há 35 anos


8. Qual sua expectativa de votos? 500. Minha campanha esta sendo direcionada à família, amigos, colegas professores municipais: “Eu fiz uma relação de famílias às quais estou fazendo visitas”. Dentro desse parâmetro eu contabilizo uns 500 votos, fora a campanha que os meus filhos e amigos estão fazendo. Mesmo acreditando que os 500 votos sejam garantidos, Hilda reconhece que para se eleger precisaria de cerca de dois mil votos. “Eu sei q ñ tenho condição financeira de me eleger, reconheço isso”
“Qualquer votação que eu tiver vou ficar muito feliz, pois eu sei que o voto que eu receber é um voto consciente, essa é minha alegria. Para mim isso é fascinante”.


9. Que livro está lendo? No momento, nenhum, mas está elaborando um livro sobre sua trajetória política.


10. Se eleito, você pretende dedicar-se exclusivamente ao cargo de vereador? Sim, com ênfase nas questões sociais: “Essa á a minha verdade, defesa dos direitos das mulheres, da creche integral, a preocupação com o jovem”.








Vídeo




Quanto um vereador deve conhecer sobre a cidade que pretende representar?


http://www.youtube.com/watch?v=M8zoTTYVczo


Resposta um: aproximadamente 263 mil
Resposta dois: R$ 5.782, 38
Resposta três: duas plenárias
Resposta quatro: o bandeirante Morotin e a índia Imembuy
Resposta cinco: setor Terciário (serviços)

Nenhum comentário:

Folha Online - Brasil - Principal