Santinhos lendo

domingo, 5 de outubro de 2008

Jair da Estofaria: ele confia!

(clique na imagem caso queira vê-la em melhor resolução)

Por Luiz Henrique

Após duas conversas por telefone, conseguimos agendar nossa entrevista. O candidato Jair Antonio Trindade recebeu-me em sua casa, com sua família presente. Foi uma entrevista mais demorada do que as demais que fiz para este blog. Entre muitas respostas longas e a visível união da família, a palavra que definiria seu Jair é confiança.

Jair concorre nas urnas como Jair da Estofaria, alusão clara a sua profissão de quase três décadas. É candidato pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e concorre pela primeira vez (já foi pré-candidato em outro partido). Seu número para vereador é 14.202, e o lema da campanha é "Jair da Estofaria: você conhece, você confia", similar às demais na escolha pela rima como efeito sonoro.

Sou recebido pelo candidato e seu filho, Kauã, que não deve ter mais que 4 anos. Em seguida, sua mulher e suas três filhas se juntam a nós, na cozinha, para começarmos a entrevista. Diferentemente das entrevistas com os demais candidatos, geralmente em locais públicos ou em salas dos comitês políticos, essa tinha um clima familiar que me desafiava: a presença da família, como núcleo de apoio ao candidato, pode inibir o entrevistador, principalmente os mais inexperintes (caso dos estudantes em geral). Todo modo, isso não interferiu na obtenção das respostas e na realização da filmagem.

Seu Jair fornecia respostas longas, dotadas de detalhes e argumentações que sempre desembocavam em seu pedido para que eu o apoiasse. Evidentemente que, em sendo este o caso, não era a situação propícia para que eu declarasse qualquer apoio. Além disso, sendo o voto secreto, senti-me à vontade para não declarar absolutamente nada e apenas deixar que as investidas fossem feitas. Após as perguntas standart, fizemos o vídeo. O filho do candidato, menor de idade, aparece na filmagem. Questiono seu Jair sobre isso, e ele diz que não se opõe. Novamente, respostas longas as cinco perguntas para o vídeo. Como o material é editado, para manter um tempo de gravação similar a todos os candidatos, a maioria das argumentações ficará de fora: entram apenas as respostas objetivas.

Saio da casa do candidato levando o santinho e um adesivo. Ao término da conversa, ele reforça sua convicção de que será eleito (e que meu voto será importante para tal). Pela expectativa apresentada, os votos superariam o da maioria dos vereadores mais bem eleitos na cidade. Quando a eleição for concluída, saberemos se Jair da Estofaria será um dos novos vereadores da cidade ou prosseguirá somente com sua estofaria e os trabalhos na comunidade em que reside (próximo ao KM 3).


Perguntas standart (dez):

1. Qual sua profissão?
Micro-empresário (ramo da estofaria). De forma regularizada, há quase 20 anos.

2. Já foi candidato?
Foi pré-candidato pelo PP (Partido Progressista) em 2004, mas não se sentiu à vontade no partido.

3. Está respondendo algum processo judiciário?
Não.

4. Já mudou de partido?
Saiu do PP e filiou-se ao PTB em setembro de 2007.

5. Já ocupou algum cargo público?
Não, apenas foi funcionário da Rede Ferroviária de Santa Maria de 1983 a 1990.

6. Há quanto tempo está filiado ao partido?
Está filiado há pouco mais de um ano ao PTB.

7. É de Santa Maria? Caso não seja, há quanto tempo reside na cidade?
Não. É natural de Restinga Seca (RS) e mora em Santa Maria há mais de 41 anos.

8. Qual sua expectativa de votos?
Tem uma expectativa bastante alta, em torno de 5.000 votos.

9. Está lendo algum livro?
Apenas jornais e notícias sobre as eleições.

10. Se eleito, você pretende dedicar-se exclusivamente ao cargo de vereador?
Pretende dividir o tempo entre seu trabalho (na estofaria) e o mandato político.

Santa Maria em números.
Os candidatos foram questionados sobre cinco aspectos de Santa Maria e o Legislativo Municipal. As perguntas eram sobre a população, os vereadores, o mito de origem da cidade e a economia. Veja as respostas do Jair da Estofaria abaixo:


• Respostas •
Resposta um: aproximadamente 263 mil
Resposta dois: R$ 5.782, 38
Resposta três: duas plenárias
Resposta quatro: o bandeirante Morotin e a índia Imembuy
Resposta cinco: setor Terciário (serviços)

Nenhum comentário:

Folha Online - Brasil - Principal